Os RúsTTicos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Os RúsTTicos

Grupo de amigos do Todo Terreno de Carvoeiro


    Petição Rec. legal do 26 de Março como dia Nacional do TT

    kikoxs
    kikoxs
    Admin
    Admin


    Mensagens : 228
    Data de inscrição : 14/03/2012
    Idade : 43
    Localização : Guarda e Algarve (Carvoeiro)

    Petição Rec. legal do 26 de Março como dia Nacional do TT Empty Petição Rec. legal do 26 de Março como dia Nacional do TT

    Mensagem  kikoxs Sex Mar 16 2012, 04:23

    O Todo-o-Terreno, nas suas diferentes vertentes, afigura-se presentemente como uma actividade em franco crescimento no território nacional e que conta com um grande número de praticantes, apoiantes e simpatizantes, dispersos por todo o país, para além de diversas associações e clubes em franca expansão. A prática do Todo-o-Terreno consiste, em traços muito genéricos, na prática desportiva motorizada, amadora ou de competição, levada a cabo através da condução de veículos que, pelas suas particularidades, facultam a circulação fora de estrada, promovendo dessa forma o acesso a locais normalmente inacessíveis a outro tipo de veículos. O prazer associado à condução fora de estrada, seja de forma activa ou enquanto espectador ou simpatizante, é hoje em dia partilhado por vários milhares de Portugueses.

    Para além da vertente lúdica do Todo-o-Terreno, há ainda que salientar outros aspectos e benefícios importantes que advêm da prática da prática da modalidade, relacionados com o potencial fomento de actividades turísticas específicas potenciadoras de desenvolvimento económico e de eventual criação ou consolidação de postos de trabalho, em particular em regiões recônditas, normalmente menos favorecidas em termos de acessibilidades, a divulgação de pontos de interesse turísticos e culturais específicos cujo acesso e promoção se facilita através da prática da modalidade, a eventual contribuição em acções cívicas e/ou de apoio à Protecção Civil, Bombeiros e Serviços Florestais, entre outros, e também no que concerne à redescoberta do País por parte dos cidadãos sob uma nova perspectiva intimamente ligada à natureza e aos vastíssimos percursos fora de estrada existentes. Há ainda que salientar que a vertente do Todo-o-Terreno de competição supõe correntemente a organização de diversos eventos e provas que, de uma forma geral, potenciam o desenvolvimento de diversas actividades económicas e turísticas que gravitam em torno da modalidade e do espectáculo em si.

    A criação do Dia Nacional do Todo-o-Terreno visa, entre outros objectivos, divulgar, credibilizar, dignificar e promover sustentadamente a modalidade, revestindo-a de um carácter mais formal e institucional, promover igualmente o espírito de união e harmonia entre as associações, clubes, praticantes, apoiantes e simpatizantes, servir de veículo de reforço da oficialização da modalidade a nível nacional e internacional, para o fomento de várias actividades, nomeadamente acções de sensibilização e consciencialização cívica e ambiental, de esclarecimento e formação, e de código de conduta entre os praticantes, etc.

    A escolha do dia 26 de Março surge como forma de homenagear José Megre, popularmente apelidado de “Pai do Todo-o-Terreno Português”. Nascido a 26 de Março de 1942 e falecido a 21 de Fevereiro de 2009, José Megre foi o maior promotor e impulsionador da modalidade no nosso País, cujo mérito se reconhece também além fronteiras. Grande parte do que se faz actualmente no nosso País em termos de Todo-o-Terreno se deve a este homem.

    Pelo exposto, nós abaixo assinados, solicitamos o reconhecimento legal do dia 26 de Março como o Dia Nacional do Todo-o-Terreno.
    Esta petição é uma iniciativa da associação do Clube Terra a Terra, Rescueteam4x4 e Oeste Team Offroad

    LINK PARA ASSINAR PETIÇÃO

    Veja-o aqui:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 19:27